Pequeno-almoço no hotel e saída para city tour na cidade de Erevan. A história de Erevan remonta ao século VIII a.C. Apenas uma pequena parte da cidade saiu ilesa: o centro de Erevan foi dominado por enormes edifícios de estilo soviético, mas agora, devido às construções ativas da atualidade, muitos edifícios de estilo moderno aparecem e continuam a aparecer. Durante o circuito, você verá a Praça da República, que foi projetada no estilo tradicional da arquitetura arménia e inclui a Casa do Governo, o Ministério das Relações Exteriores, a Posta Central e a Galeria de Arte Nacional. Juntamente com todos os principais monumentos da capital, você também verá a “Estátua do Gato”, do famoso escultor Fernando Botero, subirá a Cascata para apreciar a vista panorâmica de Erevan , além de visitar a Ópera, o Parque da Vitória com a estátua da Mãe Arménia, a Ponte Kievyan, a avenida Baghramyan, o Palácio Presidencial, a Academia de Ciências, o Parlamento Nacional, a União dos Escritores e o Mercado de Frutas. Saída para Echmiadzin, que fica a apenas 20 km de Erevan. No caminho, visita à igreja de Santa Hripsime, considerada uma das 7 maravilhas da Arménia. A catedral de Etchmiadzin é conhecida como o centro da Igreja Arménia-Gregoriana e é considerada uma das primeiras igrejas cristãs do mundo. Reza a lenda que foi aqui que Jesus Cristo desceu do céu para mostrar onde queria que construíssem a igreja. A igreja foi construída entre os anos 301 e 303 d.C. sob o reinado do rei arménio Tiridates III e do primeiro católico da Arménia, São Gregório, o Iluminador. Regresso a Erevan com paragem junto às ruínas do templo Zvartnots. É a pérola da arquitetura do século VII que figura na lista do Património Mundial da UNESCO. Almoço num restaurante local. Visita ao parque Memorial de Tsitsernakaberd e ao museu das vítimas do genocídio. Alojamento no hotel.
Pequeno-almoço no hotel e saída para excursão ao mosteiro de Khor-Virap (séculos IV-XVII), a 45 km de Yerevan. O mosteiro de Khor-Virap tem uma história muito rica, tanto religiosa como mundial. Está situado no vale de Ararat, em frente à bíblica montanha Ararat, onde a arca de Noé parou. A sua importância reside no facto de estar ligado a Gregório, o Iluminador, que introduziu o cristianismo na Arménia e é considerado o primeiro católico da Arménia. Continuação para o mosteiro Noravank – centro religioso e cultural do século XII. Noravank («Novo Mosteiro») fica a 122 km de Erevan e está localizado num local inacessível que inclui toda a natureza impressionante. A estrutura mais antiga do mosteiro é a igreja de São Karapet (séculos IX-X), que não foi preservada. A igreja principal também é conhecida por São Karapet, que foi construída no século XIII. A igreja tem um átrio que foi reconstruído pelo famoso arquiteto e escultor Momik e é decorado com baixos-relevos de temas religiosos. Almoço em restaurante local. Partida para a região de Syunik, para a cidade de Goris. Alojamento no hotel em Goris.
Pequeno-almoço. City tour em Goris. Goris é uma pequena cidade com aproximadamente 20.000 habitantes, maravilhosamente emoldurada por altas montanhas. Localizada numa bacia de colinas e montanhas verdes, com formações interessantes e muitas cavernas que anteriormente foram habitadas, Goris é uma cidade muito especial com a sua arquitetura. Excursão a Khndzoresk, uma vila com muitas cavernas antigas que estão à espera de serem descobertas. Você verá que muitas das cavernas foram esculpidas por pessoas, que as usavam como casas. Saída para Tatev (Património Mundial da UNESCO), que é uma obra-prima arquitetónica que remonta ao século X e é frequentemente chamada de mosteiro construído à beira do nada. O circuito dura cerca de 7 horas e é uma experiência totalmente envolvente e única, com almoço em restaurante local incluído. Regresso à cidade de Goris.
Após o pequeno-almoço, partida para o lago Sevan através da Passagem de Selim, visitando o caravanserai (século XIV). O caravanserai de Selim foi construído em 1332 pelo príncipe Chesar Orbelian e, de acordo com a inscrição em arménio e árabe, costumava ser um importante centro comercial na famosa Rota da Seda. No caminho para Sevan, visita ao antigo cemitério de Noratus. Aproximadamente 70 milhas ao norte de Yerevan fica o Lago Sevan, o maior lago alpino do mundo. Este enorme lago montanhoso, que ocupa 5% da área superficial da Arménia, fica a cerca de 2.000 metros acima do nível do mar e é o segundo maior lago de água doce do mundo. O mosteiro da península é o local mais popular e o mais próximo para visitar. Almoço em restaurante local. Excursão de Sevan para o norte da Arménia através da região florestal de Dilijan, um dos centros turísticos mais famosos da Arménia. Alojamento no hotel selecionado em Dilijan.
Pequeno-almoço. As pessoas dizem: «Se o Paraíso tivesse montanhas, florestas e nascentes de águas minerais, seria Dilijan». Dilijan também é chamada de «Pequena Suíça da Arménia». Saída para os complexos arquitetónicos de Sanahin (966 d.C.) e Haghpat (976 d.C.), que são algumas das obras mais notáveis da arquitetura medieval arménia e estão inscritos na Lista do Património Mundial da UNESCO. Os detalhes arquitetónicos e a decoração dos monumentos que pertencem à mesma época têm muito em comum e são exatamente iguais, mesmo em alguns casos, o que nos leva a supor que foram criados por artesãos da mesma escola. Almoço em restaurante local. Saída para Yerevan. Alojamento no hotel em Erevan.
Pequeno-almoço. Saída para o templo de Garni. O templo da cidadela pagã de Garni é um monumento pitoresco da época helenística e uma impressionante obra da arquitetura antiga arménia. Foi construído no século I d.C. pelo rei arménio Tiridates e é dedicado a um deus pagão, provavelmente Mitra, o deus do sol, cuja figura se encontrava no fundo do santuário. Almoço na casa local de Garni, onde terá a oportunidade de ver o pão nacional da Arménia, o «lavash», e o processo de cozedura. A nordeste de Garni, mais acima na garganta do rio Azat, encontra-se um magnífico monumento da arquitetura medieval arménia – o mosteiro de Geghard, inscrito na Lista do Património Mundial da UNESCO. Geghard é outro incrível mosteiro antigo da Arménia, parcialmente esculpido na montanha. O significado do «Mosteiro da Lança» vem da lança que feriu Jesus durante a sua crucificação, supostamente levada para a Arménia pelo apóstolo Tadeu, e guardada entre muitas outras relíquias. Agora, a lança histórica está exposta no tesouro de Etchmiadzin. Embora o mosteiro de Geghard seja anterior ao século IV, a catedral principal foi construída em 1215. A entrada do recinto é cercada por altos muros em três lados e pela montanha no outro. Fora do complexo do mosteiro, há algumas cavernas com pequenas salas muito interessantes. Regresso a Yerevan. Visita ao repositório de manuscritos de Matenadaran, que contém documentos históricos de toda a Europa e Ásia ao longo de muitos séculos. Existe também a primeira cópia da Bíblia em arménio e os Evangelhos, que encantam com as suas belas miniaturas. Vernissage. Alojamento no hotel previsto.
Em hora a informar, saída em direção ao aeroporto, para formalidades de embarque e partida com destino a Portugal, segundo plano de voos reservados. Chegada e fim da viagem e dos nossos serviços.