País localizado no extremo Sul de África, é conhecido pela sua biodiversidade, grande variedade de culturas, idiomas e crenças religiosas. De grandes dimensões, a África do Sul oferece uma diversidade de paisagens e de actividades. A sua costa de 2798 km é desejável pelos amantes do surf, e a distinta fauna e flora perfeita para Ecoturismo. As reservas naturais e os famosos parques possibilitam únicas experiências em Safaris. O país, que embora de uma fama controversa, acaba sempre por deslumbrar todos os seus visitantes, não só pela sua natureza, mas também pelas águas, vistas, gastronomia, vinhas, portos e cidades.
Os cidadãos portugueses que pretendam visitar a África do Sul em turismo não necessitam de visto. Os serviços de imigração e fronteiras exigem, todavia, à entrada no país, a apresentação de um passaporte com pelo menos duas páginas livres e válido por, pelo menos, 6 meses após a data prevista para a saída (a partir de 24 deNovembro de 2015, a República da África do Sul apenas aceitará passaportes electrónicos; com a excepção de situações de emergência efectivas). Caso venha de um país onde a febre-amarela seja endémica deverá apresentar a prova de vacinação contra a doença.
Sublinha-se que, a partir de 1 de Junho de 2015, a entrada e saída de crianças/menores na República da África do Sul exigirá a observação de requisitos específicos. Modificado em 1 de Fevereiro 2016 (por favor consulte o Governo Civil). Para informação apenas geral e indicativa, sendo que serão sempre necessários mais documentos, os menores que viajem em turismo acompanhados por quem exerça o poder paternal deverão ser possuidores passaporte com pelo menos duas páginas livres e válido por, pelo menos, 6 meses após a data prevista para a saída (a partir de 24 de Novembro de 2015, a República da África do Sul apenas aceitará passaportes electrónicos; com a excepção de situações de emergência efectivas). Caso venha de um país onde a febre-amarela seja endémica deverá apresentar a prova de vacinação contra a doença. Nos casos em que o menor de idade viaje acompanhado por outra pessoa que não os seus pais, é ainda obrigatório que a pessoa que acompanha o menor possua uma autorização escrita, datada e rubricada por quem exerça o poder paternal, e devidamente reconhecida por um notário certificado. Caso estas regras não sejam cumpridas o menor não poderá viajar.
A moeda local é o Rand. Existe um banco de capital português, o Mercantile Bank, que pertence ao grupo CGD. Em Joanesburgo há escritórios de representação de quase todos os grandes grupos bancários portugueses. Os pagamentos podem ser feitos com Traveller's Cheques e Cartões de Crédito. A rede ATM é boa.
O país tem 11 línguas oficiais, predominando, nos centros urbanos, o inglês e o afrikaans.
A diferença horária para Portugal é de mais 2 horas.
A voltagem é de 230 volts com tomadas tipo inglês.