Malásia é uma grande península do sudeste asiático, dividida em duas regiões: a Malásia peninsular, limitada pela Tailândia e Singapura com várias cadeias montanhosas, e as províncias da Malásia Oriental, Sabah e Sarawak na ilha de Bornéu, a 700 km do Mar da China Meridional, onde domina a selva e uma extensa rede fluvial. O país é diverso e culturalmente fascinante, poderá contemplar uma forte fusão entre culturas e costumes malaicos, chineses e indianos. Por todo o território deslumbre-se com as montanhas, florestas tropicais, praias douradas, plantações de árvores-da-borracha, palmeiras, bem como grandes cidades, como a capital Kuala Lumpur com 1.7 milhões de habitantes. Visite as terras altas de Cameron, mergulhe em Sipadan, vislumbre a vida animal em Seilok ou em Tun Sakaran, caminhe pelas ruas de Georgetown, usufrua dos resorts em Langkawi, suba o Monte Kinabalu, nade nas ilhas paradisíacas de Perhentian,... Sem dúvida um vasto leque de fascínio e encanto.
Os cidadãos de nacionalidade Portuguesa não necessitam de visto para entrada neste país, para períodos inferiores a 30 dias.Apenas necessitam de passaporte válido com validade mínima de 6 meses à data de regresso.
Os menores que viajem acompanhados por quem exerça o poder paternal deverão ser possuidores do passaporte, com validade mínima de 6 meses a contar desde a data de regresso da sua viagem. Nos casos em que o menor de idade viaje acompanhado por outra pessoa que não os seus pais, ou ainda apenas por um dos seus pais, é ainda obrigatório que a pessoa que acompanha o menor, ou um dos pais que acompanhe o menor, possua uma autorização escrita, datada e rubricada por quem exerça o poder paternal, e devidamente reconhecida por um notário certificado. Caso estas regras não sejam cumpridas o menor não poderá viajar
A moeda nacional da Malásia é o Ringgit, sendo € 1,00 aproximadamente 0.21 MYR (ringgit). Os ATM estão espalhados por todas as cidades e vilas, funcionam 24 horas por dia e com todos os cartões. Não há limitesde levantamentos nem taxas cobradas localmente, ou seja, as condições acerca de taxas e limites são impostas pelo banco que emitiu o cartão. Os cartões de crédito são amplamente aceites e utilizados.
A língua oficial da Malásia é o malaio, todavia, um pouco por todo o território fala-se inglês, chinês e tamil.
A diferença horária entre Portugal e a Malásia é de +8 horas.
A voltagem na Malásia é de 240 volts com tomadas tipo inglês (UK). Aparelhos com outras entradas ou voltagens só funcionam com conversor e adaptador.