Localizados na África Austral, a Namíbia e o Botswana, embora com uma aérea total de 825 418km2 e 581 730 km2, são dois dos países menos povoados do mundo. Da Costa até ao interior de África, poderá contemplar uma estonteante beleza e uma inacreditável imensidão. A paisagem natural define sem dúvida a Namíbia, não há palavras para descrever o seu encanto, é impossível expressar numa palavra o pôr-do-sol em Sossusvlei, a passagem por Swakopmund, a visita a Himba e a aventura em Damaraland. Somente vivenciando todas as sensações, cheiros e cores. O mesmo cenário desenrola-se no Botswana, de uma fauna assombrosa, considerado o segredo africano mais bem guardado.
O passaporte português deverá ter uma validade mínima de 6 meses à data de regresso da Namíbia e são necessárias 3 páginas livres para carimbos e vistos. Caso a estadia na Namíbia seja por um período inferior a 90 dias, em turismo, os portadores de um passaporte português podem obter o visto de entrada à chegada, no controlo de fronteira. O visto é atribuído na hora, sem qualquer custo.Para o Botswana não é obrigatório o visto de entrada, devendo, os passageiros portugueses, estarem munidos do passaporte com a validade de mínima de 6 meses à data de regresso da viagem.
Os menores que viajem acompanhados por quem exerça o poder paternal deverão ser possuidores do passaporte, com validade mínima de 6 meses a contar desde a data de regresso da sua viagem para ambos os destinos. Namíbia: terá ainda de dispor de 3 páginas livres para carimbos e vistos, e obter o visto de turismo de entrada à chegada, no controlo de fronteira, para período inferior a 90 dias, visto é atribuído na hora, sem qualquer custo.Nos casos em que o menor de idade viaje acompanhado por outra pessoa que não os seus pais, é ainda obrigatório que a pessoa que acompanha o menor possua uma autorização escrita, datada e rubricada por quem exerça o poder paternal, e devidamente reconhecida por um notário certificado. Caso estas regras não sejam cumpridas o menor não poderá viajar.
Namíbia: A moeda local é o Dólar Namibiano (NAD), indexado ao Rand sul-africano com o mesmo valor de mercado. O Rand sul-africano é também aceite como moeda de troca na Namíbia. Os bancos e as casas de câmbio estão preparados para efectuar transacções das principais moedas estrangeiras. Os cartões de crédito e de débito são aceites em quase todos os restaurantes, estabelecimentos comerciais ou qualquer outro ponto de venda, sendo mais usual a utilização de VISA ou Mastercard. Os bancos possuem nos principais centros urbanos máquinas ATM que garantem o levantamento a qualquer hora de moeda nacional.Nota: Aconselha-se o uso de dinheiro vivo nos pagamentos. Existem vários casos de cartões clonados na Namíbia, logo o cartão de crédito deve ser cuidadosamente utilizado, nunca o perdendo de vista. Botswana: A moeda local é o Pula. Os cartões de crédito são aceites nos grandes hotéis, aeroporto e em algumas lojas e restaurantes. Os traveller cheques e as divisas podem ser trocados nos grandes hotéis e bancos.
Namíbia: A língua oficial é o inglês, embora o afrikaans e o alemão, além de uma profusão de línguas autóctones, também sejam falados. Em virtude da proximidade com Angola, cerca de 4-5% da população total é lusófona.Botswana: A língua oficial é o Inglês e o Setswana.
A diferença horária entre Portugal e a Namíbia e o Botswana é de +2 horas.
A diferença horária entre Portugal e a Namíbia e o Botswana é de +2 horas.