Após o pequeno-almoço, descubra Tirana, a capital da Albânia. Durante o passeio pela cidade, terá a oportunidade de descobrir uma cidade conhecida pelos seus edifícios coloridos. Um passeio na Praça Skanderbeg dar-lhe-á a conhecer a rica história da Albânia. Nesta praça, verá também a Mesquita Et'hem Bey, que foi preservada durante a era comunista devido ao seu valor histórico. Mesmo ao lado, encontram-se outros monumentos, como a Ópera, a chamada Torre do Relógio e o Palácio da Cultura, bem como as catedrais ortodoxa e católica. Depois continuamos para o Boulevard dos Mártires Nacionais. Aqui terá um vislumbre da vida quotidiana do antigo ditador Enver Hoxha. Passeio pelo bairro Blloku, o mais popular entre os jovens, lojas e cafés. Viagem até Berat, também conhecida como “a cidade das janelas”, um dos locais mais bonitos da Albânia, declarado Património Mundial pela UNESCO em 2008. Delimitada por um gigantesco maciço montanhoso, a cidade está rodeada por uma antiga muralha e conta com 2.000 anos de história. Acima da cidade velha bem preservada na tradição de construção otomana, ergue-se o castelo com uma vista única, uma cisterna romana e a Catedral de Santa Maria, que faz parte do Museu Onufri. Jantar e alojamento em Durres.
Após o pequeno-almoço, viagem para norte até Shkodra, a maior cidade do norte da Albânia. As influências italianas e austríacas são visíveis nos edifícios que vemos num passeio pela zona pedonal. Do impressionante Castelo de Rozafa, desfrutamos de uma vista deslumbrante dos Alpes Albaneses e do Lago Scutari. Continuamos até à Ponte Mesi, a maior ponte da Albânia do período otomano, o que faz dela um monumento cultural de grande valor. Check-in no nosso hotel em Shkodra. Jantar e alojamento no hotel.
Pequeno-almoço no hotel. Hoje, o percurso leva-nos até à fronteira montenegrina. Em primeiro lugar, visitaremos a cidade mais a sul do Montenegro, Ulcinj. Aqui, outrora sob o domínio otomano, existia um famoso mercado de escravos - um dos escravos mais famosos foi o poeta espanhol Miguel Cervantes. De seguida, visitaremos a antiga aldeia piscatória de Petrovac, situada numa bela baía de areia vermelha. Uma vez em Budva, começaremos com um passeio pela cidade. Tempo livre com possibilidade de realizar um relaxante passeio (opcional) de barco na baía de Budva, passando pelas ilhas de Sveti Nikola e Sv. Stefan. Jantar e alojamento no hotel.
Pequeno-almoço no hotel e dia livre para descobrir esta encantado região do Montenegro. Jantar e alojamento no hotel.
Pequeno-almoço. Hoje vamos para a baía de Kotor, uma das paisagens mais bonitas do Mediterrâneo, cercada por altas montanhas e pitorescas vilas ao longo da costa. Pela manhã, vamos descobrir o encanto da cidade portuária de Tivat, que foi desenvolvida primeiro pelos venezianos e depois pelo Império Austro-Húngaro como base naval. Passearemos pela marina de Tivat, conhecida como «Porto Montenegro», passando por enormes iates e apartamentos luxuosos. A caminho da encantadora cidade de Kotor, faremos uma paragem em Risan. Este lugar fica no canto mais profundo da baía, semelhante a um fiorde, ao pé de paredes de rocha calcária de quase 1.000 metros de altura do maciço Orjen. Continuaremos pela impressionante estrada costeira e faremos uma parada em Perast, bem à beira da baía. De lá, desfrutaremos de uma vista idílica das pequenas ilhas de São Jorge e Santa Maria. Em seguida, chegaremos a Kotor, onde faremos um passeio a pé por esta cidade declarada Património Mundial pela UNESCO, considerada uma das cidades históricas mais bonitas de todo o Mediterrâneo. Depois, teremos algum tempo livre. Opcional: Passeio de barco pelo fiorde de Perast + Entrada em Nossa Senhora das Rochas (aprox. 45 min). Regresso ao hotel. Jantar e alojamento.
Após o pequeno-almoço, dirigimo-nos para sul, para o Lago Skutari e o parque nacional com o mesmo nome. À chegada, apanharemos o barco para a antiga prisão estatal “Montenegrin Alcatraz”, uma ilha-prisão abandonada. De seguida, viajaremos para a cidade de Bar. A cidade velha está escondida no abrigo de um castelo empoleirado numa rocha nas montanhas Rumija. Só no século XIX é que esta povoação abandonada se tornou o novo distrito de Novi Grad. Viagem até à fronteira e check-in no nosso hotel em Durres. Jantar e alojamento.