Polónia está localizado entre a Europa Central e a de Leste. Esta situação geográfica reflecte-se, sem a menor dúvida, na sua cultura e nos seus valores. A história do país não foi simples, fácil ou branda. A Polónia teve origem em 966, mas o seu Reino apenas foi fundado em 1025 e cimentado em 1569 com uma associação politica com a Lituânia. Entre 1772 e 1795 deixam de existir, pois o território é dividido entre o Império Alemão, Russo e a Áustria. Conseguem recuperar a independência no final da Primeira Guerra Mundial em 1918. Apenas para sofrerem nova invasão a 01 de Setembro de 1939, que marca assim o inicio da Segunda Guerra Mundial. Varsóvia, a capital, é ocupada e até 1945, tanto a cidade como todo o país são destruídos em mais de 90%. Apesar da enorme destruição, a Polónia consegue preservar grande parte da sua riqueza cultural, com uma reestruturação integral a partir de quadros, fotografias e filmes de antes da guerra. Actualmente há no país 14 lugares considerados Património Mundial da Unesco além de outros 54 "monumentos históricos". Tanto pela história, pela cultura e pelo povo, é sem dúvida um país que merece a nossa admiração e visita. De todos os seus encantos, poderemos destacar centros históricos de Art Noveau, a cosmopolita capital Varsóvia, o campo de concentração de Auschwitz-Birkenau nos arredores da bela Cracóvia, os montes Tatra e a região dos Grandes Lagos Masurian.
Para a sua viagem apenas necessitará de bilhete de identidade ou cartão do cidadão válido à data de regresso. Não é necessário passaporte.Os viajantes de outras nacionalidades deverão entrar em contacto com a embaixada e informar-se sobre as condições de entrada no país.
Os menores que viajem acompanhados por quem exerça o poder paternal deverão ser possuidores de bilhete de identidade ou cartão do cidadão válido à data de regresso. Nos casos em que o menor de idade viaje acompanhado por outra pessoa que não os seus pais, ou apenas um dos pais, é obrigatório que a pessoa que acompanha o menor ou um dos pais, possua uma autorização escrita, datada e rubricada por quem exerça o poder paternal (ambos os pais), e devidamente reconhecida por um notário certificado. Caso estas regras não sejam cumpridas o menor não poderá viajar
A moeda local é o zloty, subdividido em groszy. As caixas automáticas estão generalizadas nas grandes cidades. É possível efectuar levantamentos com cartões multibanco portugueses. Os cartões de crédito (Visa, Mastercard, American Express, Diners Club,Maestro, etc.) são aceites na maioria dos estabelecimentos das principais cidades polacas. As principais divisas podem ser trocadas nos bancos e nos cambistas (denominados “kantor”, em polaco).
A língua oficial é o polaco.
A diferença horária entre Portugal e a Polónia é de mais 1 hora.
A voltagem é de 220v com tomadas europeias. Assim sendo, não irá necessitar de qualquer adaptador para poder utilizar os seus aparelhos electrónicos.